COM APOIO DO SEBRAE/PR, PRODUTORES DE PONKAN INVESTEM EM BOAS PRÁTICAS NA BUSCA PELA IG.

Publicado em: 14/06/2023 18:00

Iniciativas para melhorar a qualidade da produção e alcançar a Indicação Geográfica puderam ser em Cerro Azul
Por ASN Paraná
A 55ª edição da Festa Nacional da Ponkan, que ocorreu entre os dias 9 e 11 de junho, em Cerro Azul, foi palco para que os produtores da fruta pudessem apresentar o trabalho que está sendo feito para buscar a Indicação Geográfica (IG). A Festa, organizada pela Prefeitura de Cerro Azul em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR- Paraná), contou com a participação do Sebrae/PR.

De acordo com o consultor do Sebrae/PR, Ivan Evangelista, a participação teve como objetivo principal fortalecer os produtores rurais e o setor do agro negócio, com destaque para a estruturação para obtenção do registro Indicação Geográfica (IG) da fruta. Ele conta que a parceria com os produtores da Associação Vale da Ponkan rendeu resultados significativos em apenas um ano de trabalho, que puderam ser conferidas na Feira.

“Para conquistar a IG, os produtores de ponkan de Cerro Azul e outros municípios do Vale do Ribeira adotaram parâmetros de qualidade e rastreabilidade, estabeleceram vendas coletivas, estruturaram a própria associação e promoveram a identidade visual do produto. Essas ações destacam a importância do trabalho conjunto entre produtores e instituições parceiras para o desenvolvimento sustentável e a valorização dos produtos locais”, garante o consultor.

IG da Ponkan de Cerro Azul
Neste ano, Cerro Azul recebeu o título de capital nacional da ponkan. O objetivo agora é conquistar o registro da fruta na região como uma IG paranaense e destacar as características únicas do fruto, conferidas pelo clima, altitude e solo específicos do território.
Acreditando no potencial de desenvolvimento dos territórios paranaenses, o Sebrae/PR, em parceria com os produtores, a Prefeitura de Cerro Azul e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), trabalha para estabelecer parâmetros de qualidade, rastreabilidade e estudos científicos que comprovam o diferencial do fruto produzido.

O prefeito de Cerro Azul, Patrik Magari, conta que o foi o Sebrae que identificou a potencialidade do município para conquistar a indicação geográfica.