PREFEITO PATRIK MAGARI E SECRETÁRIO DA AGRICULTURA BRUNO LOVATO PARTICIPARAM DO ENCONTRO PROMOVIDO PELO IDR-PR EM ESTAÇÃO DE PESQUISA, QUE FALOU SOBRE PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA.

Publicado em: 02/05/2023 16:28

Discutir sistemas, ações e políticas públicas para viabilizar e aumentar a produção orgânica da região foi a intenção do Encontro Mesorregional de Agroecologia - Casa da Agroecologia, que aconteceu nesta quinta-feira (27) na Estação de Pesquisa em Agroecologia do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater), em Pinhais.

Com a presença do secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Anacleto Ortigara, e do diretor-presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, o evento contou com mais de 100 participantes entre agricultores, técnicos e estudantes.

Casa da agroecologia

O projeto Casa da Agroecologia visa reunir as atividades desenvolvidas na Estação de Pesquisa em Agroecologia para disseminar informações aos agricultores, técnicos e estudantes. “A ideia é transformar a estação numa verdadeira casa da agroecologia para atender diferentes públicos interessados no tema”, disse Moacir Darolt, engenheiro agrônomo do IDR-Paraná e coordenador do projeto. Atualmente a estação atende diretamente entre 1.300 a 1.800 pessoas por ano.

Termo de Cooperação

Umas das ações do IDR-Paraná para incentivar a produção de orgânicos é a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica com a Aopa (Associação Para o Desenvolvimento da Agroecologia). Como parte das ações, uma reunião foi realizada para avaliação dos trabalhos realizados pelo termo, que completou um ano em 14 de abril.

Durante a reunião, que também aconteceu na Estação de Pesquisa em Agroecologia do IDR-Paraná, os técnicos envolvidos apresentaram os resultados obtidos até agora com os 42 agricultores que recebem assistência técnica através do termo.

O termo deve levar assistência técnica a agricultores orgânicos de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral. A intenção é certificar 150 produtores nos próximos cinco anos, além de aumentar em 20% a oferta de produtos orgânicos para a alimentação escolar no Estado.

Fonte: Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - Iapar-Emater (IDR-PR)