A SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, ABASTECIMENTO E MEIO AMBIENTE DE CERRO AZUL, REALIZOU UMA PALESTRA PARA OS CITRICULTORES SOBRE A IMPORTÂNCIA DO MUNICÍPIO SER RECONHECIDO COMO ALP (ÁREA LIVRE DE PRAGAS).

Publicado em: 10/04/2023 16:56

Estiveram juntos importantíssimas entidades públicas e privadas na discussão do tema, cito a Cresol, Banco do Brasil, PAS Agronomia, também a Bonfim Agronomia, os Sindicatos Patronal e também dos Trabalhadores, representantes das comunidades no CMDR, o IDR e a ADAPAR e o mais importante de todos, os nossos produtores.

Foram realizadas duas palestras a primeira sobre a importância do reconhecimento como ALP (área livre de pragas) do cancro cítrico, prevenção de outras pragas existentes e ações de desenvolvimento do IDR na região do Vale do Ribeira pelo Dr. Ruy Pereira Leite um dos técnicos mais influentes do país em citricultura e a segunda sobre as ações de fiscalização/orientação e do processo de reconhecimento da ALP da ADAPAR pelo Fiscal de defesa agropecuária Paulo Marques.

Estamos com grande expectativa e muito otimistas com a conquista da ALP visto o potencial de ganho de mercado e visibilidade que o processo vai proporcionar a região e a tangerina Ponkan, nossa região é privilegiada por fatores climáticos e geográficos para o cultivo da citricultura e seremos uma das pouquíssimas regiões do país que terão esse reconhecimento de que não temos a incidência de cancro cítrico aqui. Isso só é possível através da conscientização dos produtores de não buscarem material genético de fora do nosso município, a ponkan é cultivada em Cerro Azul a mais de 60 anos a propagação das mudas é feita com material genético do próprio município isso trouxe uma resistência ímpar e não permitiu a contágio desta doença, salientou o Secretário de Agricultura Bruno Lovato.