A SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, ABASTECIMENTO E MEIO AMBIENTE REALIZOU ESTA SEMANA EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA ÁRVORE UMA AÇÃO DE RETIRADA DE MATERIAL (LIXO E ENTULHOS) DESCARTADOS NAS MARGENS DO RIO PONTA GROSSA.

Publicado em: 21/09/2022 16:54

Esta ação contou com a colaboração de moradores que alertaram sobre o local que estava se tornando um depósito de lixo jogado até por empresas da região segundo informações, teve também a parceria da Secretaria de Obras e Viação que disponibilizou os equipamentos para a remoção do lixo descartado neste local degradando o Meio Ambiente.

O Secretário Luiz Paulus faz um apelo a população cerroazulense para que procurem o Departamento do Meio Ambiente ou entre em contato pelo telefone/whats 41.3662-1728, para relatar ações desta natureza para que passamos providenciar soluções e também tomar medidas para inibir esta prática.

Hoje (21) comemoramos o dia da árvore que é o maior patrimônio ambiental que existe nas cidades, pois elas abrigam os pássaros, que espalham as sementes e comem os insetos. Elas também dão sombra e diminuem a temperatura, deixando o clima mais agradável para andar pelas ruas. Você pode caminhar pelas calçadas, praças e parques, divertir-se e ser mais saudável!

Dentre as suas funções estão a captura de gás carbônico da atmosfera, funcionando como reservatórios de carbono e fornecem alimento para vários organismos vivos, inclusive os seres humanos! Também ajudam a evitar a erosão do solo e são responsáveis por melhorar a umidade relativa do ar devido à evapotranspiração, além disso elas também refrescam o ambiente. Para você ter uma ideia, uma árvore grande e saudável produz o mesmo efeito de dez aparelhos ar-condicionado funcionando 20 horas por dia.

Apenas uma árvore consegue absorver mais de três mil litros de água de chuva, diminuindo a contaminação de lençóis freáticos e mananciais em 7%, e reduzindo o gasto de impostos com tratamento de água, as árvores reduzem a poluição sonora e áreas arborizadas valorizam e aumentam a ocupação de imóveis. ÁRVORE é vida, preserve! Att. Secretário Luiz Paulus!