SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DE CERRO AZUL PROMOVE NOVO DIA D DE MULTI-VACINAÇÃO.

Publicado em: 29/07/2022 11:55

Os moradores de Cerro Azul tiveram nova oportunidade para colocar a carteira vacinal em dia. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Cerro Azul promoveu, neste sábado (23/7), mais um Dia D de vacinação. A UBS sede ficou aberta para a multi-vacinação de crianças, adolescentes, adultos e idosos, das 8h às 17h.

Estavam disponíveis todas as vacinas do calendário geral oferecidas na rede municipal - como Sarampo, Covid-19, Gripe e as demais da lista abaixo. Todas as pessoas acima de 6 meses de idade também puderam receber o imunizante contra a gripe. Estava disponível a vacina contra a Covid-19 para as pessoas com 5 anos ou mais anteriormente convocadas e que ainda não haviam comparecido. (O uso de máscara é recomendado nas unidades de saúde).

Este é o segundo Dia D que a SMS promove este ano. Foram aplicadas cerca de 195 doses de vacinas em crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Este Dia D é feito em conjunto com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), como parte das ações do movimento Vacina Mais, lançado em 29 de junho pela Organização Panamericana da Saúde (Opas), com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais da Saúde (Conasems), o Conselho Nacional da Saúde (CNS) e o Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass).

Vacinas disponíveis

- Vacinas do calendário – BCG, hepatite B, pentavalente, VIP/ VOP (pólio), rotavírusírUnidade de Saúde, meningo C, febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), varicela, hepatite A, dupla adulto, HPV, dTpa adulto, pneumo 10, pneumo 23, meningo ACWY e DTP (tríplice bacteriana).
- Vacina contra a gripe (influenza) – disponível para pessoas acima de 6 meses de idade que não receberam esta dose em 2022.
- Vacina contra a covid-19 – primeira e segunda doses e doses de reforço para pessoas com 5 anos ou mais.

Com a recomendação do Ministério da Saúde para a vacinação contra a covid-19 em crianças de 3 e 4 anos, a SMS está avaliando os estoques do imunizante recomendado (Coronavac) para esta população e o envio da Nota Técnica, com as orientações e procedimentos para a imunização deste novo público. Assim que possível, irá divulgar o cronograma de vacinação deste público.