festa 2019

Terça-feira, 31 de Dezembro de 2019

FESTA NACIONAL DA PONKAN - 2019

53° FESTA DA LARANJA – 25° EXPOSIÇÃO

Nos dias 12, 13 e 14 de julho, aconteceu a mais tradicional festa de Cerro Azul, a Festa Nacional da Ponka – 53° Festa da Laranja – 25° exposição. A edição de 2019 novamente foi realizada no Estádio Municipal Arlindo Virgílio Pereira, o que permitiu que o transido da cidade e o comercio fluíssem normalmente mesmo com o grande movimento de visitantes e munícipes (aproximadamente 20 mil pessoas).

A atual gestão vem buscando meios de não onerar os cofres públicos com gastos excessivos em festas, por isso assumiu um novo formato. Isso que permitiu que pudéssemos arrecadar o valor de R$ 1.000,00 conforme Chamada Publica n° 02/2019. A empresa Marins´art, vencedora do certame, foi a responsável pela realização da tradicional festa, adorada pelos cerro-azulenses.

Em edições anteriores o gasto público chegou a aproximadamente 300 mil reais, visto a responsabilidade da atual gestão com o equilíbrio financeiro e com a orientação do Ministério Público, optou-se pela terceirização do evento para livrar o Município de Gastos excessivos.

A festa contou com a participação dos prefeitos de Adrianópolis Alcides Rodrigues Bassete, prefeito de Campina Grande do Sul Bihl Elerian Zanetti, Prefeito de Quatro Barras Ângelo Andreatta (Lara), Prefeito de Doutor Ulysses Moises Branco, além do deputado estadual Anibelli Neto, Deputado Federal Stephanes Junior e os representantes dos Deputados Federais Toninho Wandcher e  Aroldo Martins. Contamos também com a presença do Assessor da Casa Civil João Augusto Cobra.

O município agradece vice Governador Darci Piana, o Deputado Alexandre Kuri  e o Secretário de Estado da Agricultura Norberto Ortigária que não conseguiram estar presentes pois tiveram dificuldades para pousar a aeronave no dia do evento.

A abertura oficial de Exposição foi no domingo (14) as 10h, estiveram presentes 92 expositores. O primeiro Lugar da Tangerina Ponkan foi do Agricultor Jean Junior Arps da localidade do Guaraipos; Da qualidade da Tangerina Montenegrinha foi o agricultor Maicon Andriguetti da localidade da Serra; Tangerina Comum foi o agricultor Leonides Miguel Fitz Geraldo da localidade da Barreira do Turvo e da Tangor Murcote foi a agricultora Azenir Maria da Luz Stival Santos. A gestão tem muita consideração e respeito com o agricultor cerro-azulense e agradece a participação de todos, ressaltando a importância e o reconhecendo como o principal responsável pelo movimento econômico do Município.

Marcaram presença na exposição as instituições IAPAR, SEAB, CRESOL, PAS, ADAPAR, BONFIM AGROPECUÁRIA, UFPR, SEBRAE, EMATER, COPAVALLE, CACHAÇA CERRO AZUL, CITRUS UNION, COPASOL entre outros.

A Prefeitura agradece a todos os produtores do município e convida a todos para a próxima exposição em 2020. Agradece também a participação e colaboração de toda a população nessa grande festividade.

Cerro Azul recebeu o título de CAPITAL PARANAENSE DA PONKAN em 2018, através da Lei Estadual 19.529/2018, e segue em busca do título nacional, que já se encontra em trâmite através do Projeto de Lei Federal 10.704/2018. Por isso temos que nos orgulhar e festejar a produção de nosso município.

Prefeito Patrik parabeniza e agradece todos os servidores que participaram e contribuíram para que a exposição acontecesse com sucesso e também a COPEL e a Policia Militar.

Esperamos a todos Para a Próxima edição da FESTA NACIONAL DA PONKAN!

Vamos em frente e que Deus nos Acompanhe!!!