UNIFICAÇÃO DAS ESCOLAS DO CAMPO

Terça-feira, 31 de Dezembro de 2019

A Secretaria Municipal de Educação e sua equipe deram início ao projeto de Unificação das escolas multiseriadas no ano de 2017, com o objetivo de promover uma educação mais justa e de melhor qualidade às crianças de nosso município. Antes de falarmos sobre o projeto em andamento é necessário conhecer o cenário das nossas escolas multiseriadas. Nosso município possui duas formas de organização de ensino dentro das series iniciais do ensino fundamental (1° ao 5° ano), uniseriada e a multiseriada. Na modalidade uniseriada existe um professor que atende somente uma turma em especifico, já na modalidade multiseriada um professor atende diversas turmas de 1° ao 5°ano, na mesma sala e no mesmo período. Sendo assim é possível prever um prejuízo em relação ao tempo de aula, ao conteúdo e a aprendizagem do aluno que está inserido na classe multiseriada, além de que o professor que atua nesta classe tem uma sobrecarga de trabalho.

Foi realizada uma análise sobre o tempo escolar das crianças inseridas na organização muntiseriada. Verificou-se que dos 220 minutos dispensados para os alunos que estudam em classes uniseriadas, o aluno do multiseriado tem um prejuízo imensurável, pois precisa dividir o professor entre os outros anos do ensino o que acaba reduzindo para apenas 44 minutos por dia de aula para cada ano do ensino que o professor atua. Seguindo a análise e ainda mais preocupante é pensar que dos 200 dias letivos ao qual o estudante tem direito efetivamente ele acaba tendo apenas 36,6 dias de aula nas classes multiseriadas. Situação que pode acarretar no futuro a evasão escolar, pois este aluno pode ter inúmeras dificuldades para dar continuidade aos seus estudos nos anos posteriores.

A Secretaria Municipal de Educação objetiva melhorar o ensino e jamais desmerecer a Educação do Campo. As Escolas unificadas não foram transferidas para a área urbana, continuam no campo, mas com a unificação os alunos têm um melhor acesso à educação e os professores podem desenvolver um trabalho menos sobrecarregado.

O número de alunos vem diminuindo a cada ano, através do levantamento feito pelo Departamento de Educação podemos constar uma baixa relativa. Vejamos: no ano de 2002 o Núcleo das Escolas do Campo tinha 1.146 alunos e em 2017 esse número reduziu drasticamente para 627 alunos.

Ao deparar-se com os dados coletados e com intuito de melhorar a Educação Municipal, a Secretaria Municipal de Educação propôs o projeto de unificação de escolas no campo junto ao Prefeito Municipal, Câmara de Vereadores e Ministério Público. Primeiramente foi realizada uma análise de logística com relação ao deslocamento dos estudantes e respeitando o tempo de viagem e principalmente respeitando a necessidade de se manterem no campo.

Foram criados dois polos com sistema uniseridado. Um deles é a Escola Athanagildo de Souza Laio, que unificou as Escolas Municipais Rurais do Ribeirão Bonito do Chapéu, Ribeirão do Veado e Freguesia. O outro é a Escola Angelo Mottin, que unificou as Escolas Municipais Rurais Milton Teilo, Guaraipos e Angelo Mottin Neste segundo pólo não foi necessário fechar escolas, pois foi realizada a organização das turmas nas escolas citadas, ficando 1º, 2º e 4º ano na Escola Angelo Mottim, 5º Ano na Escola do Guaraipos e 3 º ano na Escola Milton Teilo.

Somente no primeiro momento de implantação do projeto foram mais de 32% dos estudantes beneficiados com o sistema uniseriado, tendo seu tempo escolar contemplado na sua totalidade. Muito ainda é necessário fazer, estudos precisam ser realizados e outras unificações precisam acontecer, pois o número de alunos nas localidades rurais vem diminuindo consideravelmente a cada ano e a Secretaria de Educação busca promover um ensino de qualidade para todos.