CERRO AZUL TEM SAMU

Quinta-feira, 25 de Abril de 2019

Umas das grandes conquistas,  para o cidadão cerroazulense, é o SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

O SAMU é um serviço de atendimento que visa chegar rapidamente a vítimas em situação de urgência e emergência, em que a situação possa levar a sofrimento, sequelas ou mesmo a morte. É um atendimento pré-hospitalar, onde a vítima tem aceso a recursos que necessitam de forma imediata.

Esse serviço é uma parceria financiada pelo Governo Federal, Estadual e Municipal, com o objetivo de melhorar o atendimento a população. Foi criado em 2003 e faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências, mas somente em 2018 esse serviço chegou ao nosso município.

O serviço SAMU 192 presta socorro a população nas residências, locais de trabalho e vias públicas. A equipe é composta por condutores-socorristas, técnicos em enfermagem, enfermeiros e médicos, todos capacitados em atendimento de urgência de natureza traumática, clínica, pediátrica, obstétricas e psiquiátricas.

Foi uma grande luta até que a prefeitura pudesse oferecer este serviço. Inicialmente foi necessário a regularidade nas finanças e na contabilidade do município para adquirir as certidões necessárias para a formalização do convênio, isto é, a prefeitura tem que cumprir com o seu calendário de obrigações perante o Tribunal de Contas do Estado para que esse convênio seja concretizado. Cumprida essa etapa, partimos então, para estruturação do serviço como: adequação de espaço, capacitação de equipe, adequação de veículo e vontade política para a formalização de convênio. O serviço poderia ser contatado desde 2011, mas só foi concretizado em 2018

Com esse serviço um cidadão que se encontre em situação de urgência e emergência não necessita aguardar vagas em hospitais da capital. Logo após os primeiros atendimentos o paciente já é direcionado imediatamente para uma vaga reservada para o SAMU. Além desta agilidade no atendimento ainda temos disponível serviço de transporte aéro como já pode-se perceber em alguns atendimentos onde o paciente é transportado pelo helicóptero até a capital. Parabenizamos toda a equipe do SAMU pela prestação dos seus serviços realizados com competência, ética e profissionalismo.

Em casos de urgência e emergência ligue 192