REFORMA NA CASA DA CULTURA

Domingo, 29 de Outubro de 2017

O prédio é quase tão antigo quanto Cerro Azul, construído em 1875, servindo como templo. A edificação foi também sede do “Grupo Escolar de Serro Azul”, sendo reformada na gestão do Prefeito Athanagildo de Souza Laio e do Governador Moisés Lupion e pertencendo à municipalidade até 1981. Em 1982, durante a gestão do Prefeito Altenir Alves David e do governador Ney Amintas de Barros Braga, o prédio foi doado ao governo do estado do Paraná, sendo utilizado como Fórum da Comarca de Cerro Azul voltando para o município em 2005, para finalidades estritamente culturais, abrigando “a Casa da Memória, Centro Cultural, Museu e atividades afins”, durante a gestão do Prefeito Valdemir Santos Porfírio e do Governador Roberto Requião de Melo e Silva. Hoje, além de referência turística do município pelo fato de ser uma edificação da época da Colônia Assunguy, a Casa da Cultura presta informações históricas e culturais do município, contando com uma sala da memória, arquivo de artefatos diversos, achados arqueológicos, vestuário e documentos variados sobre a história do município, além de acervo de material para pesquisa sobre História do Paraná e História de Cerro Azul.

O local estava muito mal tratado, fazendo-se necessário uma ampla reforma. Mas nesta ultima semana do mês de Outubro foi iniciado a obra.  “Não se investia na casa da cultura há muitos anos, o local não tinha nenhuma manutenção. É uma grande emoção estar participando deste grande momento.” Douglas Lopes – Diretor de Projetos Culturais e Educacionais.